segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DO XADREZ












Dia mundial do xadrez






19 de novembro é o Dia Mundial do Xadrez, comemorado nesta data devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo.






Esta comemoração teve início no Brasil passando depois a ser comemorada em todo o mundo.






A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Ela é atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, ou aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.

Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egipto). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.






Os estudiosos garantem que além de melhorar o desempenho do cérebro, jogar xadrez é também uma forma de desenvolver a criatividade






Na passada 6ªFeira dia 19 de Nov. foi comemorada esta data com um torneio realizado na EB 2 3 do Parchal e no qual participaram 5 escolas EB 2 3 dos concelhos de Portimão e de Lagoa. Mais uma vez alunos da EB 2 3 D.joão II participaram nesse torneio.









Sem comentários:

BEM-VINDOS

BEM-VINDOS AO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ALVOR.

biblosalvor@gmail.com

BE/CRE das Bibliotecas do Agrupamento Vertical de Escolas de Alvor

BE/CRE das Bibliotecas do Agrupamento Vertical de Escolas de Alvor